Você conhece a (curiosa) história do Filtro de Água?

Por sermos totalmente dependentes da água, desde os primeiros agrupamentos e depois civilizações, se formaram entorno de fontes de água.

A presença da água permitiu a estes povos desenvolver práticas agrícolas, criação de rebanhos, possibilitando assim que se tornassem cada vez mais complexas e sedentárias.

Ocorre que, pelo desenvolvimento das civilizações, o uso da água se intensificou e trazendo consigo ao longo do tempo a poluição.

Alem do descarte de uma série de poluentes diretamente na água, há também outros fatores como alterações em cursos de água, represamento, eliminação de nichos ecológicos, que afetaram o ciclo natural da água e sua respectiva regeneração.

 

Mas ao final quando começamos a Filtrar a água?

O famoso cirurgião hindu – Sushruta -está prestes a formar um lóbulo da orelha artificial para um paciente. Ele também é conhecido como o pai da cirurgia.

Escritos (em sânscrito e egípcio) com mais de 2,000 anos documentam praticas para manter a água pura para beber. Já naquela época as águas disponíveis nos Aquedutos estavam poluídas.

Antes ainda, no século VI AC., Sushruta (fundador da medicina tradicional Indiana) especificou vários métodos para purificar a água, como ebulição. No mesmo texto, de Sushruta, há inclusive recomendações para filtrar a água através da areia e cascalho grosseiro.

Na Grécia, Hipócrates (pai da medicina) deu início às suas próprias experiências para a purificação da água para usa-la no tratamento de seus pacientes. O que veio a ser conhecido mais tarde como “Luva Hipocrática” que nada mais era que um saco de tecido por onde a água pudesse ser derramada após ter sido fervida.

 

 

Aqueduto construído pelo imperador Trajano, há mais de 1900 anos. Já havia a necessidade de se tratar a água.

 

Com o passar do tempo os estudiosos observaram, e depois comprovaram, que a qualidade da água afetava sensivelmente a saúde da população. Deste modo, o processo de desenvolvimento de processos para “limpar” a água não parou mais.

Contudo, com o advento do Microscópio, no final do século XIV, o homem passou a ver o que antes não podia. Uma população de microorganismos que até então não conhecia e que, em muitos casos descobriu-se depois, eram nocivos à saúde, responsáveis por várias doenças.

Até então a pureza da água era medida apenas pelo seu aspecto e paladar porém, este novo recurso permitiu o desenvolvimento dos diversos sistemas de tratamento de água.

 
 

Você têm um Purificador de água em casa?

Se não têm ainda mas pensa em ter um, acompanhe nossos próximos “posts”.
Vamos dividir várias informações que podem auxiliar em sua escolha.

Mas se você já tem, estamos certos de que vai se lembrar deste breve resumo sempre que for tomar o seu copo com água 🙂

Referências (Taras & Baker – 1981).

 

One thought on “Você conhece a (curiosa) história do Filtro de Água?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *