Por que usar um Filtro ou Purificador de Água?

O ser humano começou a filtrar, ou mesmo tratar a água que consome há milhares de anos. Em nosso post anterior sobre esse assunto, mostramos que o tratamento da água já acontecia muitos séculos antes de Cristo, em lugares como Índia, Egito e Grécia.

Nos dias atuais, apesar de boa parte da população dispor de fornecimento público de água, que pode ser considerada de boa qualidade, ainda assim os Filtros e Purificadores são cada vez mais necessários.

As razões são simples. Dispor de água potável não significa que ela seja isenta de elementos particulados, que são imperceptíveis aos olhos. Mas, embora esses elementos não tornem a água não potável, eles trazem consequências negativas, inclusive para a saúde humana.

Roupas ressecadas e equipamentos danificados

Com o passar do tempo esses elementos presentes na água vão se depositando nas tubulações, nas válvulas, torneiras, orifícios de chuveiros, máquinas de lavar roupas etc. O resultado, com o tempo, é a diminuição da vida útil destes utensílios. É comum também aparecerem manchas amareladas nas loucas sanitárias.

Na lavagem de roupas, esses elementos são responsáveis por deixá-las ressecadas, por vezes amareladas, obrigando o uso em excesso de sabão e/ou detergentes.

Saúde em risco

Peles ressecadas também podem ser indício de excesso de cloro na água

Outro aspecto muito comum é a presença de gostos e odores estranhos na água. Ou ainda, a alta concentração de cloro, este, especialmente prejudicial à saúde.

Existem diversas pesquisas que associam o contato com o cloro a doenças de pele como eczema, acne, psoríase, seborreia e outros males da pele e também do couro cabeludo. Estudos recentes concluem que o consumo por longo tempo de água clorada pode dobrar o risco de câncer da bexiga e do reto.

Vale destacar que até mais perigoso que o cloro ingerido na água é aquele absorvido durante o banho. Isso acontece porque nossos rins e nosso aparelho digestivo realizam a filtragem de algumas toxinas. Porém, no banho, nossos poros estão abertos, o que aumenta a absorção dos produtos tóxicos, como o cloro. Calcula-se que uma pessoa possa absorver até 50 vezes mais produtos químicos no chuveiro que bebendo água, uma vez que os vapores são mais concentrados naquele local.

Esse tipo de inalação de vapores de cloro é relacionado, por cientistas, ao aumento de 300% nos casos de asma nos últimos 10 anos.

Para uma água melhor

Seja para beber, lavar alimentos, mamadeiras, preparar sucos, café, chá, escovar os dentes, ou para proteger as instalações da casa e utensílios domésticos, os filtros e purificadores são, a cada dia, mais necessários.

Acompanhe nosso blog para ter informações e dicas sobre sua relação com a água.

Sua saúde também agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *